WORK MEDICINA - Trabalhando em casa
 

Trabalhando em casa

 

Com o avanço do vírus Covid-19 em todo o mundo, muitas empresas se viram forçadas a repensarem seus planos de negócios. Só que a pressa em mudar os modelos de trabalho trouxeram desafios difíceis para os gestores e colaboradores: manter a produtividade no home office.

Se o trabalho remoto era um desafio, até pouco tempo atrás, o método se tornou a solução para esses tempos tão incertos de distanciamento social para preservar vidas.

No geral, essa mudança de hábitos pode ser bem-feita seguindo alguns passos, como:

  • organize reuniões periodicamente;
  • crie a sua rotina;
  • identifique as melhores ferramentas de trabalho;
  • estabeleça um horário de trabalho;
  • comece o trabalho já sabendo o que fazer;
  • faça pausas de tempos em tempos;
  • evite interrupções;
  • prepare o ambiente para a produtividade no home office;
  • use ferramentas que ajudem a melhorar a concentração e produtividade.

Afinal de contas, trabalhar de casa é uma mudança brusca na rotina de muitas pessoas. E isso impacta diretamente em todos os hábitos e costumes que contribuem para um dia produtivo e de foco nas atividades realizadas.

Portanto, vale a pena repensar a própria maneira de se relacionar com o trabalho. Para quem vinha buscando algumas ideias para melhorar a produtividade no home office, siga com a leitura deste post! Abaixo, vamos explicar como você pode se beneficiar desse tempo de trabalho em casa!

Como manter a produtividade no home office

Conheça os equipamentos fundamentais para um home office eficiente ...

Seja para a organização eficiente da rotina produtiva ou apenas internamente para não perder o foco nas atividades cotidianas, as sugestões a seguir têm como objetivo a composição de um dia a dia no qual você possa conduzir melhor as suas tarefas. Aprenda como ter produtividade no home office:

Organize reuniões periodicamente

Tele ou videoconferências são fundamentais para o trabalho remoto fluir adequadamente. Especialmente, para setores inteiros que precisam alinhar estratégias, monitorar resultados e dar feedbacks.

Por isso, mantenha contato com os colegas de trabalho e não abra mão das reuniões. Por meio delas, é possível recuperar o ritmo e a harmonia corporativa para todas as etapas do trabalho.

Pensando no lado oposto disso, a falta de reuniões e elo entre os gestores e funcionários apenas reforça a sensação de isolamento e de que não existe qualquer controle sobre a rotina de trabalho.

Crie a sua rotina

Gestores e seus funcionários devem saber exatamente como é a sua rotina. Se não souberem, cabe ao gestor manter um planejamento diário ou semanal para que todos sigam com as suas respectivas atividades e responsabilidades, independentemente de onde estejam trabalhando.

Consequentemente, basta replicar esse cronograma para o seu atual local de trabalho. Pode ser na sua casa, no quarto de hotel ou mesmo na casa de amigos onde você estiver de passagem: o local pouco importa, se você tem horários, prazos e as ferramentas para desenvolver o seu serviço.

Complete sua leitura com os post: Como organizar tarefa diárias em 7 passos simples e práticos.

Identifique as melhores ferramentas de trabalho

Como destacamos, as reuniões virtuais podem ser feitas por diversos aplicativos do mercado e o mesmo deve valer para todas as suas tarefas.

Nesse sentido, vale o alinhamento com os gestores (e também com o TI da empresa) para encontrar as melhores soluções para trabalhar à distância e manter a produtividade no home office.

Lembre-se de replicar as melhores condições de trabalho onde quer que você esteja. De nada adianta um local cheio de barulho, com cadeiras pouco confortáveis e uma conexão instável com a internet.

Assim como o trabalho na sede da empresa flui sem imprevistos na maior parte do tempo, o mesmo deve acontecer à distância.

Estabeleça um horário de trabalho

Como a comunicação pode contribuir para o seu time remoto - Tech ...

Há quem sinta falta da rotina, dos colegas, das pausas para o café e até mesmo da pressão exercida pelo gestor da área, circulando pelo departamento. No home office, isso tudo depende única e exclusivamente do profissional.

Para melhorar a produtividade no home office, experimente trabalhar no horário que você responde melhor.

Por estar em casa, você pode optar por adiantar o trabalho do dia seguinte pela noite e, assim, consegue manter a produtividade no home office sempre no mesmo horário por render melhor.

Basta alinhar-se aos prazos que você tem dentro da empresa e comprometer-se em entregá-los a tempo. A diferença é que você vai realizá-los no momento em que você sabe que o foco e a concentração no trabalho são maiores.

Comece o trabalho já sabendo o que fazer

7 coisas que todo mundo precisa saber sobre home office - Pequenas ...

Independentemente de ser de dia, à tarde ou à noite, comece o trabalho com tudo já definido:

  • o que será feito;
  • quais são as urgências e prioridades;
  • o que vai ser deixado para o dia seguinte.

E sabe por quê isso favorece a produtividade no home office? Ao planejar o dia, você já utiliza as primeiras horas para colocar o trabalho em andamento, em vez de engrenar aos poucos no planejamento, na identificação do que fazer, respondendo e-mails pouco urgentes etc.

Dessa maneira, você se senta na cadeira com um objetivo, apenas: trabalhar. E isso reduz a dispersão e preguiça.

Faça pausas de tempos em tempos

10 Benefícios do Café para a Saúde | Grão Gourmet | Cafés Especiais

A produtividade no home office é você quem constrói. E o mesmo aplica-se às pausas. Por isso, evite a sobrecarga por meio de pequenos intervalos periodicamente.

Eles podem ser feitos a cada hora com cinco minutos de descanso ou de acordo com o seu próprio ritmo de trabalho. Aproveite para levantar da cadeira, esticar as pernas e tirar o foco do trabalho por alguns minutos.

Em seguida, volte ao seu local de trabalho e retome o ritmo, já sabendo quando está prevista a próxima parada de descanso. Isso ajuda a manter a mente focada no trabalho, quando necessário.

Evite interrupções

14 Ferramentas para evitar distrações e manter o foco

O trabalho home office é novidade para muita gente. Assim, estando em casa é comum que os parentes ou amigos que morem com você queiram conversar, distraírem-se ou mesmo terem alguns momentos de lazer.

Se você está em um momento de produtividade, estabeleça limites. Mostre às pessoas quando é o melhor momento para conversar, brincar e etc. para que a sua produtividade no home office não seja prejudicada.

É tentador resistir, mas o esforço deve ser feito para que todos entendam a real situação: estar em casa não significa estar 100% disponível para qualquer coisa além do trabalho — quando você estiver trabalhando, é claro.

Prepare o ambiente para a produtividade no home office

O que é e como aderir ao Home Office em Birigui - Solutudo

Você gosta do seu lugarzinho na empresa? Talvez a cadeira que você já tem tanto costume em se acomodar, a mesa na altura e distância certas para o seu conforto, os acessórios que evitam lesões ao digitar no computador por tanto tempo… São tantos detalhes que parecem indiferentes, mas que se revelam importantes ao trabalhar de casa.

Por isso, aí vão algumas dicas para você ter as mesmas condições para trabalhar sem que o corpo e a mente reclamem em pouco tempo:

  • deixe um som ligado que facilite a sua concentração;
  • organize o local de trabalho com cadeira e mesa confortáveis para o trabalho;
  • mantenha a iluminação adequada para a sua produtividade no home office;
  • vale o mesmo para a temperatura. Extremos (frio e calor) vão apenas dispersar a sua atenção rapidamente;
  • atenção às cores do local escolhido para trabalhar. Elas influenciam o nosso humor e podem prejudicar a concentração — opte por um lugar com cores neutras, se possível;
  • tire o pijama. Use uma roupa comum, para o dia a dia, que ajude a fixar na mente a ideia de iniciar o dia de trabalho;
  • organize o ambiente. Não trate-o como um quarto (mesmo que o seu escritório seja dentro do quarto) porque isso vai refletir na sua disposição para ter produtividade ou acomodar-se na bagunça e ter um dia improdutivo.

Com isso, você vai perceber que vai associar cada vez mais essas questões a um dia de produtividade no home office, em vez de um dia inteiro em casa.

E lembre-se de ter uma alimentação balanceada nesse período. Ainda mais porque os alimentos que ingerimos também interferem no pique para trabalhar.

Para saber mais a respeito, aproveite para dar uma conferida em nosso artigo que aponta os melhores alimentos para melhorar a produtividade no trabalho!

Use ferramentas que ajudem a melhorar a concentração e produtividade

Se você ainda sente dificuldade em lidar com a produtividade no home office, existem alguns métodos bastante eficazes que ajudam a disciplinar a sua mente ao que realmente importa naquele momento. Confira a seguir quais são:

  • Jornada Intensiva: um método de organizar-se para trabalhar ininterruptamente por sete horas, no máximo. A ideia é fazer com que você produza o máximo possível para finalizar cedo também;
  • Método (ou workstation popcorn): sugere que você divida as tarefas do dia em três e, em seguida, realize-as em diferentes lugares da casa para que sua mente não se condicione a um só lugar;
  • Técnica Pomodoro: consiste em cronometrar 25 minutos para trabalhar ininterruptamente. Ao fim do período, você se recompensa com 5 minutos de repouso (você pode modificar os períodos como preferir);
  • Time Box: um sistema de organização em que você define as tarefas do dia e o tempo aproximado para a realização delas. Caso o tempo se exceda, você abandona a tarefa e parte para a seguinte. Algo elementar para que você entenda melhor a sua rotina, produtividade e planejamento de trabalho.

Qual é o impacto da Covid-19 para o trabalho?

A cada dia, as estatísticas mostram o quanto o novo vírus se propaga em velocidade impressionante. A maior parte das cidades brasileiras já está em quarentena. No ambiente de trabalho, muitas empresas podem estar vazias, mas permanecem em funcionamento de maneira peculiar.

Atualmente, 43% das organizações no país adotaram o home office como modelo de trabalho. Uma solução que já oferece muitos benefícios, mas que se mostrou a única alternativa para garantir a produtividade nesse período de isolamento social.

Entretanto, vale destacar o quanto uma parcela considerável da população não tem ideia por onde começar essa mudança de rotina. Há quem trabalhe de pijamas, quem não consiga se concentrar, quem confunda o ambiente aconchegante do lar com um período de férias.

Isso tudo joga contra a produtividade no home office. Por isso, vale a pena aprender como driblar os obstáculos para entregar resultados tão bons (e, quem sabe, melhores) quanto dentro da empresa!

 

 

      

 

NOSSOS SERVIÇOS

Quais são os serviços de Medicina e Segurança do Trabalho desenvolvidos pela WORK?