Ir para o conteúdo

Riscos Ocupacionais

Quanto maior o grau de risco da empresa (a classificação vai do 1 ao 4), mais riscos ocupacionais estão presentes no ambiente. É por esse motivo que o pessoal administrativo normalmente só faz o exame clínico e que trabalhadores de áreas como construção civil, petroleiras e siderurgias passam por uma bateria de exames.

Existem vários tipos de riscos no ambiente de trabalho. O que interessa à medicina ocupacional são os riscos específicos, que podem ser classificados como físicos, químicos, biológicos e hormonais. Esses riscos estão na Norma Regulamentadora 07 (NR-07) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Exemplos de Riscos Específicos:

Físicos: ruído, calor, frio e radiações

Biológicos: contato com fungos e bactérias que podem causar doenças nos trabalhadores e/ou em outras pessoas através da ingestão de alimentos, por exemplo.

Químicos: exposição do trabalhador a elementos como chumbo, mercúrio, derivados de petróleo, fumos metálicos, poeiras minerais, entre outros.

Hormonais: normalmente presentes em empresas farmacêuticas e outras que manipulam hormônios.

Controlar os riscos é um ponto comum nos interesses do empregador e do empregado. Além de preservar a saúde e o bem estar do trabalhador, cuidar da saúde dos funcionários evitam faltas, queda da produtividade, afastamentos, eventuais brigas trabalhistas e pagamento de indenizações.

 

 

 

Vem pra Work Medicina!