Extintores de incêndio e como utilizá-los em cada situação WORK MEDICINA - Extintores de incêndio e como utilizá-los em cada situação
 

Extintores de incêndio e como utilizá-los em cada situação

 

Acreditar que qualquer extintor será suficiente para controlar um princípio de incêndio pode ser uma ideia arriscada, porque a escolha do extintor vai depender da classe de incêndio que se quer combater. Saiba agora qual o correto para utillizar em cada caso:

Classes de incêndios:

Classe A – são incêndios envolvendo combustíveis comuns: madeira, borracha, plásticos, papel, tecido, etc. …


Classe B – são incêndios envolvendo líquidos inflamáveis: óleos (exceto de cozinha), álcool, gasolina, solventes, tinta, etc. Está incluso nessa classe, os gases inflamáveis como propano e butano.


Classe C – são incêndios envolvendo equipamentos elétricos energizados: motores, eletrodomésticos, transformadores, etc.


Classe D – são incêndios envolvendo metais combustíveis: sódio, potássio, magnésio, etc.


Classe K – são incêndios envolvendo óleos e graxas de cozinha (gordura vegetal e animal).

 

E nem todos os extintores são iguais, existem tipos de extintores para cada classe de incêndio, os principais são:

 

H2O (água) – os extintores de água são exclusivamente para incêndios de Classe A e não podem ser usados em incêndios de classe B ou C.


CO2 (dióxido de carbono) – os extintores de dióxido de carbono podem ser usados em incêndios classe B e C e não tem efeito em incêndios da classe A.


Pó químico – os extintores de pó químico são utilizados em incêndios das classes B e C. Também são eficazes em incêndios classe A, mas o recomenda-se usar o extintor correto para cada classe de incêndio.


Espuma – extintores de espuma podem ser utilizados em incêndios das classes A e B, por serem mais adequados para a extinção de incêndios líquido combustível. Proibido em incêndios de classe C.


NaCl (cloreto de sódio) – extintores de incêndio a base de cloreto de sódio são usados para extinção de incêndios da classe D. Não pode ser usado para extinguir fogo provocado por Lítio (Li).


CH3CO2K (acetato de potássio) – extintores de acetato de potássio diluído em água são utilizados em incêndios classe K.

 

      

 

NOSSOS SERVIÇOS

Quais são os serviços de Medicina e Segurança do Trabalho desenvolvidos pela WORK?